Saiba quais são as dores dos seus clientes e aprenda como vender para ele.
Você sabe quais são as dores dos seus clientes?
Calma que eu não quero que você entenda de medicina, eu quero é que você se coloque no lugar dos seus clientes.
Essa pergunta deverá ser feita sempre, mas claro que não diretamente. Precisamos entender nossa persona (Veja o texto de persona) e para isso precisamos estar constantemente em contato com nossos clientes, tentando de uma forma muito sutil perguntar o que aquele cliente pretende.
O entendimento da dor do cliente faz parte do estudo da persona e isso poderá se dar através de pesquisas com os clientes ou através de observação.
Para entender essas dores, precisamos sempre, como já citado, nos colocarmos no lugar do cliente, para entender os medos, desafios, riscos e tudo aquilo que ele considera ao comprar por um serviço ou produto.
O objetivo aqui é que sua empresa seja aquela que resolverá essas dores e angústias dos clientes.
Exemplo: Você possui uma estética e a sua buyer persona (cliente) tem medo de não conseguir manter os cuidados com o corpo, devido a agenda bem atribulada.
Entendendo uma de suas dores, você começa a oferecer horários nos finais de semana e após o expediente, assegurando através da comunicação que ainda existe a possibilidade de manter o corpo saudável para o Verão.
Ou seja, entender a dor é compreender os desejos pessoais e as necessidades dos clientes em diferentes contextos, com isso, podemos elaborar planos e desenvolvermos produtos e soluções para todos tipos de clientes.
O que precisa ficar claro para todos é que entender as dores do cliente é entender quem é a pessoa, o que está em jogo não tem a ver com vender mais, e sim, vender melhor.
E isso não está relacionado com o valor da venda, mas sim a forma como ela foi feita. Tentar entender o que quer seu cliente é uma tarefa das mais difíceis. Se você trabalha no varejo, por exemplo, tente oferecer as soluções que estejam alinhadas com o que quer o cliente,
Busque o que está sendo perguntado ao Google, através do Google Suggest, as sugestões são os termos mais buscados e as combinações mais usadas para as palavras que você está começando a digitar.Também são referentes à antigas buscas que o usuário efetuou (caso esteja logado em uma conta Google).Por isso para acharmos nichos com maior precisão é recomendável que entre na aba janela anônima com isso conseguimos sugestões que não foram nos mesmos que digitamos.
Faça as perguntas certas
- Por que o meu serviço ou produto é importante para o meu cliente?
- Quais os problemas eu resolvo para o meu cliente?
- Por que o meu cliente precisa dessa solução?
- Qual é o prazo que o meu cliente tem para solucionar essa dor?
- O que acontecerá caso a dor não seja solucionada?
- Qual é o sentimento do meu cliente ao solucionar essa dor?
- O que faria do meu produto/serviço desqualificado para solucionar essa dor?
Entender detalhadamente essas respostas poderá te fazer, inclusive, expandir o seu negócio com novas soluções ainda nem pensadas. Quando se trabalha a partir das necessidades reais da sua persona, as possibilidades são ricas e exclusivas.