Já deu para perceber que, hoje, um dos canais mais efetivos para o e-commerce é o Instagram. A própria empresa apresentou dados mostrando que o número de usuários bateu a casa do 1 bilhão em junho deste ano. Só aqui no Brasil, são 50 milhões de perfis ativos.
A realidade do Instagram nos mostra que para fazer negócio através da internet é necessário uma estratégia, porque só assim é possível avançar em relação à concorrência.
Após um período de pesquisa e análise da própria marca, Samuel Pereira, expert em marketing digital e autor do bestseller “Atenção: o Maior Ativo do Mundo”, conseguiu definir e apontar seis dicas simples para transformar o Instagram em uma ótima plataforma de negócios e aumentar as vendas. O que é o objetivo principal de diversas marcas.
1 – Cuide do seu nome no perfil
Use termos que têm a ver com o seu negócio e que indiquem para as pessoas que visitam o seu perfil sobre o que ele é. Por isso é importante ter sempre em mente o público alvo que consumirá seu conteúdo. Sendo assim, a variedade e concisão são importantes, começando pelo nome do user no perfil.
2- Use corretamente as hashtags
Usar as famosas hashtags ajuda a ampliar o alcance de suas publicações. Mas não cometa o erro de encher o post de hashtags. Fazer isso polui o post e enfraquece a mensagem. Seja direto. caso seja necessário, insira as “#” nos comentários.
3- Crie parcerias
Uma maneira comum e de bom resultado é unir outras marcas que tenham a ver com a sua. Busque trocar postagens ou serviços.
4 – Conte boas histórias
O storytelling é uma ferramenta extremamente importante para marcas. A história contada deve interessar o consumidor. A ideia é sempre fazer publicações com propósito, ou seja, com alguma explicação, alguma história por trás.
5 – Preste atenção em suas métricas
É fundamental analisar os resultados de cada postagem feita: separar as que tiveram mais interação, mais alcance e entender o porquê. Assim, você conseguirá encontrar um seguimento de como proceder com seus posts.